sábado, 24 de dezembro de 2011

Curiosidades

Estudos matemáticos detonam o mito do "Clube dos 27"


Cantoras como Amy Winehouse e Janis Joplin morreram aos 27 anos, uma coincidência que agora um estudo estatístico é responsável por colocar em perspectiva, ao classificar de "mito" que essa idade seja "amaldiçoada", como muitos acreditam.

Enquanto a fama pode aumentar o risco de morte dos músicos em sua juventude, provavelmente devido a uma vida de excessos, esse o risco não se limita aos 27 anos, dizem os autores do estudo, publicado edição natalina o British Medical Journal.
Os pesquisadores, liderados por Adrian Barnett, da Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália, advertem também que os músicos famosos têm de 2 a 3 vezes mais probabilidades de morrer prematuramente entre 20 e 30 anos que a população geral.
Desde meados do século passado, mais de 40 músicos passaram a engrossar o chamado "Clube 27" de jovens estrelas mortas nessa idade considerada "maldita": alguns deles morreram em acidente de trânsito, outros se suicidaram e muitos faleceram por overdose de drogas ou bebida alcoólica.
A equipe de Barnett pôs à prova a tese do “Clube 27” ao estudar o índice de mortalidade entre 1.046 músicos que tiveram pelo menos um disco no topo das paradas britânicas entre 1956 e 2007. Durante esse período, faleceram 71 deles (7%), incluindo cantores pop, estrelas do heavy metal, roqueiros e até atores dos Muppets.
Os autores  do estudo fizeram uma análise matemática para calcular a incidência de morte entre os de 27 anos. Assim, determinaram que o risco de morte não alcança um pico nessa idade, embora entre 20 e 30 anos seja maior que entre a população geral.
Também comprovaram que houve muitas mortes entre músicos que tinham entre 20 e 40 anos na década de 1970 e no início dos anos de 1980.
Surpreendentemente, não ocorreram falecimentos nesse grupo de idade no final dos anos 1980, algo que pode atribuir à melhora nos tratamentos para overdose de heroína ou à mudança de estilo musical, que passou do hard rock de 1970 ao pop de 1980.
Por tudo isso, o estudo conclui que o “Clube 27” é apenas um mito, mas alerta sobre o maior risco de morte entre 20 e 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...