quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Os Estilos mais importantes do Heavy Metal

Estive folheando a ME, uma das revistas que eu mais gosto, o Tales sabe disso. É, e a penúltima revista veio falando sobre publicidade - AMO - E pra ficar melhor ainda sobre os estilos importantes do Heavy Metal. Adoro saber coisas que aconteceram no passado, culturas e tudo mais - eu não era assim- Mas que bom que mudei e agradeço muito a pessoas maravilhosas por isso. 

O Heavy Metal se desenvolveu no fim da década de 60 e no início da de 70. Tendo como raízes o blues-rock e o rock psicodélico, as bandas que criaram o gênero desenvolveram um espesso, maciço som, caracterizada por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas. 

Então vamos aos estilos:

Em 10º lugar está Doom Metal



Quando ouve falar em heavy metal, você logo imagina uma galera pulando e chacoalhando os cabelos? Bom, no Doom Metal não é bem assim. No Doom Metal as letras são bem mais reduzidas na velocidade e são sombrias, suas principais características. Bandas: Ogre, Candlemass, Count Raven, Anathema, Therion, Tiamat e Witchcraft.  


Em 9º lugar está Death Metal



Diferente do Doom Metal, o Death Metal tem o ritmo mais acelerado. As letras abordam temas pesados e polêmicos como: rituais satânicos e assassinatos. Bandas: Bathory, Morbid Angel, Death, Obituary, Deicide e Celtic Frost.  


Em 8º lugar está Black Metal




Quase um Death metal, só que com um visual mais trabalhado, que remete a cadáveres. A postura violenta tem origem a Noruega onde um músico de um grupo matou um membro de outro grupo. O gênero também influenciou o metal gótico com vocais femininos como a Evanescence. Bandas: Venom, Hellhammer, Darkthrone, Immortal e Satyricon.    

Em 7º lugar está o Metal Progresssivo 


Esse valoriza bastante o som, os vocais são muito bem trabalhados. Um dos estilos que mais gosto. Um bom exemplo é o grupo Dream Theater, que trata cada disco como uma pequena sinfonia. Os membro são todos formados na Universidade de Berklee, em Boston. Bandas: Opeth, Tool, Fates Warning e Symphony X


Em 6º lugar está Nü Metal



É o estilo mais eclético e atualmente mais popular do heavy metal. Exemplo disso: No Rock in Rio rolaram bandas como Slipknot e dos amênios politizados System Of A Down (meus). Por outro lado, fãs mais tradicionalistas torcem o nariz para a mistura de rock, grunge e rap. Em geral, os grupos usam guitarras de sete cordas, mais graves. Bandas: Korn, Limp Bizkit, Linkin Park, Deftones e Rob Zombie. 


Em 5º lugar está o Power Metal 


No Brasil, conhecido como metal melódico, por propor um som bem arranjado. Não estranhe se alguém no show aparecer com uma espada: O grupo Blind Guardian , por exemplo, idolatra O Senhor Dos Anéis e o Grave Digger já fez álbuns em homenagem a Idade Média. Bandas: Manowar, angra, Hammerfall, Catharsis, Halloween e Gamma Ray. 


Em 4º lugar está Glam metal



Com letras "grudentas" e visual andrógino, isso define o Glam Metal. Outro estilo que me inspira. O look podia ser estranho, mas os caras eram grandes pegadores: Quem não se lembra do caso entre Tommy Lee, baterista do Motley Crue, com a modela Pamela Anderson? Bandas: Motley Crue, Cinderella, Guns n' Roses e Ratt. 


Em 3º Lugar Thrash Metal



Juntas, Metallica, Antharax, Megadeth e Slayer criaram um novo estilo - mais poderoso e ríspido, como punk rock. Bandas: Exodos, Sodom, Kreator, Overkill, pantera, Destruction e Sepultura.  


Em 2º lugar está New wave of british heavy metal




Em meados dos anos 70, o heavy metal parecia não ter um futuro muito próspero. Até que foi reinventado pelos britânicos - em especial o Iron Maiden, a banda mais importante dp metal depois do Black Sabbath. Seus temas mitológicos, o apreço por elementos do terror e os solos de guitarra velozes influenciaram tudo o que se fez posteriormente. Bandas: Iron Maiden, Saxon, Motörhead, Diamond Head, Legend, Holocaust e Satan.


E em primeiríssimo lugar está o maioral, o melhor: O verdadeiro HEAVY METAL



Ah, o melhor, o mais popular e com certeza onde minha paixão pelo Rock começou. O verdadeiro e único Heavy Metal. 
A primeira música a usar guitarras distorcidas foi "Rumble", de Link Wray, em 1958. Ao longo dos anos 60, várias bandas aceleraram o instrumento e começaram a delinear o novo gênero - em especial Rolling Stones, Kinks, Yardbirds e Steppenwolf. No fim da década, o novo som ganhou forma com o Led Zeppelin e o Deep Prple, mas foi com o Black Sabbath que ele deu origem a um estilo inteiramente novo. 
Bandas: Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, AC/DC, Judas Priest, Grand funk Railroad, Scorpions. 

               
 






E aí, gostaram dos estilos? Qual você mais se identificou? Qual prefere? Comentem. Espero que tenham gostado. Beijos beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...