1- Com o mercado saturado fica mais difícil conseguir um bom emprego.
2- É necessário se especializar para poder entrar no mercado.
3- O sucesso profissional pode independer do sucesso financeiro.
4- Muitas vezes é ncessário persistência e determinação extra para ser bem sucedido.


PROFISSÕES EM ALTA



Muito se fala sobre as profissões em alta. Profissões da área de informática e telecomunicações, por exemplo, são anunciadas como as profissões do futuro. Contudo, uma profissão estar em ascensão no momento não significa que ela vai estar em alta quando você entrar no mercado de trabalho.
Até você se formar e realmente entrar no mercado de trabalho, muitas coisas podem mudar. Com a grande procura dos estudantes por carreiras ligadas à informática, o mercado tende a futuramente a não estar tão aberto a novos profissionais como atualmente.



VENDO ALÉM

Ao escolher uma profissão o estudante deve ver além do horizonte. Enquato a maioria dos estudantes pesquisa apenas o mercado atual e a possibilidade futura de mercado para a carreira que pretende seguir, há diversos outros fatores que devem ser analisados antes de tomar a decisão e que na grande maioria das vezes são esquecidos.


1 – O mercado para a carreira que você pretende seguir está saturado no Brasil, mas pode estar em alta em outros países. Enquanto há muitas enfermeiras se formando no Brasil, países como os EUA e Canadá estão com um mercado carente de profissionais desta área. Se você estiver disposto a se especializar na língua e a se dedicar um pouco mais, pode conseguir um bom emprego em outro país.
Procure saber o que é necessário para exercer a profissão que você pretende seguir em outros países.


– Algumas profissões estão sempre se modificado, o engenheiro de hoje sem dúvida não é mais o mesmo engenheiro que entrava no mercado há 10 anos. Procure saber  os caminhos que a profissão que você pretende seguir está tomando e veja o que é necessário para ser bem sucedido nela.
Tenha sempre em mente que a chave do sucesso para qualquer carreira é ser feliz fazendo aquilo que se gosta. No entanto, trabalho não é lazer e mais do que fazer o que se gosta é preciso ser bem pago pra isso para que através do seu trabalho você possa futuramente suprir suas necessidades básicas e possivelmente de sua família.




Teste Vocacional