segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A moda só é reiventada



O que define os anos 60
Talvez o que mais tenha caracterizado a juventude dos anos 60 tenha sido o desejo de se rebelar, a busca por liberdade de expressão e liberdade sexual. Os anos 60 marcam o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e de uma forma de vestir cada vez mais ligada ao comportamento jovem e a moda de rua. A grande vedete dos anos 60 foi a minissaia. A inglesa Mary Quant divide com o francês André Courrèges a criação da mini. O sucesso de Quant abriu caminho para outros jovens estilistas, como Ossie Clark, Jean Muir e Zandra Rhodes. Em 1965, na França, André Courrèges gerou uma revolução na moda com uma coleção de roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas e sua visão de futuro com suas "Moon girls" vestidas com roupas espaciais, metálicas e fluorescentes. Paco Rabanne, em meio as suas experimentações, usou alumínio como matéria-prima. Saint Laurent foi quem inventou o vestido tubinho inspirados nos quadros neoplasticistas de Mondrian. O italiano Pucci era mania na época com suas estampas psicodélicas. Marilyn Monroe era sua maior divulgadora. Foi até enterrada com um vestido Pucci. O unissex ganhou força, pelas mãos de Saint Laurent em 1966. Pela primeira vez, a mulher ousava se vestir com roupas tradicionalmente masculinas, como o smoking.
A modelo Jean Shrimpton era a personificação das chamadas "Chelsea girls". A aparência adolescente usando minissaia, cabelo longo com franja e olhos hiper maquiados era copiada em todos os cantos do mundo. Atrizes como Jean Seberg, Natalie Wood, Audrey Hepburn, Anouk Aimée e cantoras como Joan Baez, Marianne Faithfull e Françoise Hardy também posaram de musa. E foi nesta época que surgiu a silhueta graveto, com mulheres tipo sem. Sem bumbum, sem seios e sem quadris. O corpo de um garotinho. Foi a modelo e atriz Twiggy, muito magra, com seus cabelos curtíssimos e cílios inferiores pintados com delineador que fizeram todas as mulheres perderem peso.
Maquiagem com foco nos olhos, sempre muito marcados com make e cílios postiços com batons clarinhos ou brancos. As perucas nunca foram tão usadas. Com os preços reduzidos pela fibra sintética Kanekalon as perucas surgiram em diversas tonalidades e modelos. O estilo da "swinging London" culminou com a Biba, uma butique independente que vestia as personalidades da época. A moda masculina era influenciada pelas roupas que a banda "The Beatles" usavam como os paletós sem colarinho de Pierre Cardin e cabelo de franja. A silhueta era mais ajustada ao corpo e a gola rolê se tornou um clássico do guarda-roupa masculino. Os 60's chegaram ao fim, coroados com a chegada do homem a Lua, em julho de 1969, e com um grande show de rock, o Woodstock Music & Art Fair, em agosto do mesmo ano, que reuniu cerca de 500 mil pessoas em três dias de amor, música, sexo e drogas e que mudou radicalmente o estilo de vestir da época. Quando as culturas psicodélica e hippie surgiram, muitas pessoas se afastaram do estilo de vida mod. Bandas como The Who e Small Faces mudaram seus estilos musicais, e não mais se representavam como Mods. O filme Quadrophenia, lançado em 1979 e baseado no álbum homônimo do The Who foi uma celebração do movimento mod, inspirando em parte por um Mod no Reino Unido no final da década de 1970.
O Rock:
Duas bandas de rock dos anos 60 revolucionaram o estilo de vestir dos homens como nenhum estilista conseguiu. A moda masculina mudou de cara depois dosBeatles e dos Rolling Stones. Claro que muitas bandas modernas lançam estilo para seus adeptos, mas geralmente são imagens traduzidas do que estas bandas impuseram na época em matéria de look.
The Beatles

- Corte de cabelo com franja;
- Trajes com paletós de gola redonda (criados por Pierre Cardin);
- Botinhas curtas de bico fino batizadas pela moda de "Beatles Boots";
- Anéis graúdos (Ringo Starr);
- Gravata slim (fininha);
- Boné de pescador grego (John Lennon);
- Jaquetas de camurça (época do Rubber Soul);
- Moda hippie com influencia indiana;
- Roupas de cetim, uniformes e bigodes (Sgt. Pepper's);
- Óculos vitorianos redondinhos (John Lennon);
- Barbas (Let it Be)
The Rolling Stones
- Corte de cabelo "Príncipe Valente" ou com acabamento desfiado;
- Jeans justos (skinny);
- Gola rulê e camisas com abotoamento na gola;
- Casacos e calças de veludo cotelê;
- Trajes de veludo inglês;
- Camisas Eduardianas com jabôs vistosos. Camisa aberta mostrando o tórax;
- Trajes em risca de giz com gravata de bolotas (Brian Jones);
- Uniformes militares;
- Jaquetas de couro;
- Longas echarpes, lenços de pescoço (foulards);
- Roupas atléticas;
- Macacão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...